3 de set. de 2009

ARQUIVO 1

Desenho quase diariamente desde os 10 anos de idade, mas só recentemente comecei a estudar e a desenvolver o traço com mais critério. A maioria destes desenhos que fiz de forma meio automática durante estes mais de 20 anos, são traços e borrões que funcionaram mais como expressão e catarse do que como um trabalho ou processo de criação deliberado. Acredito pois, embora possa estar enganado, que tais desenhos não despertariam grande interesse em outras pessoas. Dizem respeito somente a mim e a meus dramas e alegrias cotidianas.

Porém, eventualmente, eu mesmo me surpreendia com o resultado de algumas destas imagens, e costumava dizer a mim mesmo: este desenho eu publicaria de alguma forma, se dispuzesse de meios para isso. Eram momentos em que, mesmo de forma meio aleatória, eu acertava no traço. Pois bem, já que agora a internet nos permite publicar tudo, ou quase tudo, que achamos por bem mostrar às pessoas, vou postar aqui alguns destes velhos desenhos.

Este foi feito em agosto de 2003. O cara está num botequim ? Numa sala de aula ? Numa mesa de jantar ? É um auto-retrato involuntário (embora eu não fume, não seja tão magro e não tenha este narizinho delicado) ?? Oque ele observa a sua frente através da fumaça do cigarro, com este olhar entre irônico e malicioso ? Não faço a menor idéia. São perguntas que me faço e para as quais não tenho e nem pretendo ter respostas. Quem quiser e puder, que complete a cena da maneira que achar mais conveniente a seus próprios devaneios.

Um comentário:

  1. Através da fumaça do cigarro podemos ver um povo tossindo kkkkkkkkkkkk
    Brincadeira...
    Muito legal o traço, e se a gente perceber bem o desenho ocupa quase todo o cenário do papel, pra se ir além só na imaginação de cada um mesmo.
    Quando você vai fazer outra animação?

    abraços

    ResponderExcluir