3 de mar. de 2012

Ilustrações para o CEAD

Acho que o ano está finalmente começando. Na última semana talvez eu tenha desenhado mais que em todo ano de 2011 (exagero !). 70 ilustrações em poucos dias, para um material didático impresso sobre enfermagem e saúde mental.

Mas foi uma prova de fogo para mim. Não imaginava que seria capaz de fazer tantos desenhos em tão pouco tempo, com um resultado satisfatório (pelo menos para meus critérios). De todos os desenhos, selecionei 2 para postar aqui. São desenhos em que eu tomei a liberdade de inserir uma certa dose de humor.

O primeiro é uma caricatura de Philipe Pinel, um dos médicos pioneiros na humanização do tratamento de doentes mentais, ainda no século XVIII. Achei tão simpática a descrição de seu trabalho, que resolvi colocar um pequeno coração pulsando em sua enorme cabeça: um traço de compaixão e afetividade em pleno auge da racionalidade do iluminismo francês.



O segundo é um desenho que reproduz a clássica imagem alegórica da justiça: uma mulher com venda nos olhos, a balança em uma das mãos e a espada na outra. Não resisti a tentação de fazê-la largar a espada e levantar a venda, para dar uma espiada no que se passa. Afinal, nossa justiça não é tão cega (ou imparcial), nem tão punitiva assim. Ia colocar um cérebro pesando em um dos pratos da balança, mas aí já seria punk demais (fica aqui registrada a ideia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário